O Retorno de Pan

Estávamos na beirada da pequena ponte em uma noite estrelada contemplando o céu, eu e ela, inglesa de Manchester.
O som do chocalho saiu de uma parte mais escura, próximo de uma pequena montanha.
De repente, no nosso campo visual, a figura estranha surge movendo-se rapidamente.
Olhos brilhantes como tochas e mãos como se fossem patas.
Tomada de susto, ela grita ao meu lado em alto e perfeito inglês: “The great god Pan is alive!!” E o vulto some como fumaça, se dissipa entre a vegetação.
Em segundos, já não havia mais nenhum sinal da tal figura estranha.
No céu, ficou um tom de azul nas nuvens; ao nosso redor, uma brisa fresca e suave.
Sentado apoiado em uma pedra, ao seu lado, eu ouvia atentamente suas explicações:
“Ele se move pelo mundo de hoje entre as pessoas disfarçadamente. É possível mirar seus olhos imortais e a princípio achar que ele é um homem comum, desses que você esbarra nas ruas. Até que, sendo mais perspicaz, você percebe um rosto familiar, e descobre que o grande deus Pan está vivo”
Segundo ela, existe uma lenda que conta que na noite em que Cristo nasceu, um marinheiro em alto mar ouviu uma voz forte ao longe, em gritos, anunciar que Pan havia morrido, por isso era pra seguir Cristo o mais de perto possível. Por que Pan estava morto.
E encerrou dizendo: “Desde os tempos antigos até os dias de hoje, muitos dizem que os deuses são mitos.”
E virou-se pra mim com olhos atônitos perguntando: “Você Acha?? Pois adivinha com quem tenho dançado ultimamente??”
E repetiu gritando em direção à lua: “The great god Pan is Alive!!”

_

*tradução bem livre de The Return of Pan.

Play

6 comentários sobre “O Retorno de Pan

  1. Caro xará, vc está a cada dia melhor. Eu que havia (mal) comparado seus textos como uma skol (desce redondo), hoje já estou tentato a compara-los como um bom vinho e a doce embriaguez que ele nos traz. Continue assim. P.S. Obrigado pela música enviada.
    P.S.02 Vc conhece a música “Just Imagine” interpretada por Glen Michael (foi tema de abertura do Jornal Hoje na década de 70/80. Caso conheça, faça o favor de me enviar. Forte abraço

  2. Bem q eu disse: vc escreve bem. Qdo comecei a ler, fiquei preocupada em descobrir q tipo de drogas vc estava consumindo. Talvez eu também quisesse um pouco. E era a música aguçando e atiçando sua criatividade. Amei sua tradução bem livre!

  3. Grande Paulo. Como vc é um ‘waterboy’ de carteirinha, aproveito para lhe perguntar se vc tem (ou baixou….) a edição especial do album “Fisherman´s Blues”, um dos meus Top Ten dos anos 80. Comparações à parte, se Chico Buarque fez de ‘Olhos nos olhos’ um paradigma da “volta por cima” sob a ótica feminina, Mike Scott fez de “We will not be lovers” o equivalente mas sob a perspectiva de uma geração inteira de machos anglo-saxões…

  4. Opa, beleza?
    Por favor, teria como por a música Collid do Howie Day para dowload?
    Brigadão e parabéns

  5. A quem interessar possa, eu tenho a música Just Imagine do Glen Michael.
    Ok?
    Abraços

  6. Olá Paulo, caso vc. não tenha Collid do Howie Day.posso enviar-lhe.
    Forte abraço.

Deixe uma resposta

