The Man Who Sold The World/Simple Minds

neo lights

Graças à música pop e seus inúmeros encantos, acabei me tornando um irrecuperável fã de música, seja ela em que formato for – da mais óbvia a mais complexa.

Um dos fenômenos que mais me impressionam no universo pop é a sua necessidade (quase fisiológica) de recriação – uma característica talvez ligada à sua autodefesa no intuito de perpetuação. Mesmo depois de grupos como The Beatles (e outros) no passado terem retorcido os elementos da linguagem musical desse gênero ao extremo, quase deixando só o bagaço, ainda hoje continuam aparecendo coisas boas, dignas de nossa atenção.

Obviamente nem toda tentativa obtém pleno sucesso.

No início do novo milênio, os Simple Minds viam sua carreira – tão representativa e cheia de dias gloriosos – sendo ameaçada por novos estilos musicais. Num surto de desespero, resolveram mergulhar de cabeça e olhos fechados nos seus dias de gestação, quando ainda eram uma cover band – e tocavam cópias de música de grandes nomes.

Essa volta ao passado resultou em “Neon Lights – 2001, álbum em que “as mentes simples” de Jim Kerr (o frontman) e o guitarista Charlie Burchill revisitaram clássicos já editados e consagrados por nomes como David Bowie, Neil Young, Kraftwerk, Patti Smith, Echo and the Bunnymen, Velvet Underground, entre outros.

Infelizmente nesse processo (re)criativo eles foram mais ativos do que (re)criadores. O CD não traz nada de novo. Talvez eles tenham se perdido entre manter as características originais das canções e a interferência com o seu próprio estilo. Não conseguiram fazer nem uma coisa nem outra. Mas nem por nisso criaram um trabalho que se deve desprezar.

Entre as faixas que eu mais gosto do álbum, destaco “The Man Who Sold The World”, cover de David Bowie. Se eu, encurralado, tivesse que escolher entre uma e outra, escolheria a original, sem remorso.

Play this song now!

Play

Um comentário sobre “The Man Who Sold The World/Simple Minds

  1. Belo retorno, Don Pablito! E fazia tempo q eu não ouvia simple minds… Mas concordo q a original é melhor. Continue escrevendo! Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s