Back to Black/Amy Winehouse

amy_winehouse

Amy Winehouse e seu cd “Back to Black” são uma máquina do tempo para quem, de repente, sentiu vontade de retornar aos idos anos 60 para conhecer (ou reviver) o som feito pelas “Dreamgirls” – grupos formados só por mulheres, tais como Martha and the Vandelas, Supremes, The Shirelles, The Ronettes.

O cd é uma tentativa de recriação daqueles tempos que considero bem sucedida: ele tem todos os elementos do estilo, ali, bem arrumadinhos, costurados pela voz “negra” de uma filha de judeus ingleses que nasceu e cresceu nos subúrbios londrinos ouvindo de Salt’n’Pepa a Frank Sinatra – passando por Sara Vaughan, Supremes e até Madona.

Amy é uma pertubadona desbocada; toma todas, perdeu dezenas de quilos para fica slimfit. Foi parar numa clinica de reabilitação por desordem como bulimia e anorexia… mas quando abre a boca, encanta! Primeiro pelos seus belos lábios soul-sensuais (what a lips!) e depois pela maneira “encorpada” como detonar seus petardos R&B.

“Cheguei junto” dessa beldade, graças à indicação de minha amiga Anita.

(Como é bom ter alguém com quem compartilhar nossas descobertas, né Anita?)

Do Cd “Back to Black” eu passo adiante uma canção dessa neo-dreamgirl (cuja vida mas parece um nightmare). Com a canção título, homenageio as mulheres que um dia se viram nesse mesmo mood – que provavelmente Amy estava vivendo quando compôs essa: “We only said good-bye with words/I died a hundred times/You go back to her/And I go back to black…”

Play

9 comentários sobre “Back to Black/Amy Winehouse

  1. Vixe, fiquei vermelha – e orgulhosa! Eu fui citada no seu texto! Como meu amigo Paulo Santos diz, temos que compartilhar o que é bom! E que bom ter achado alguém com quem compartilhar minha descoberta. E eu adorei vc ter escrito sobre esse CD. E olha q o texto foi uma espécie de complemento ao q eu havia escrito uns dias atrás. Sabe q sou sua fã! Um beijo bem grande!

  2. Demais…..seu bom gosto musical é arrebatador. O pior é que isto se torna viciante e quando demora a surgir um novo tópico no blog, ficamos todos a sofrer de “terríveis tremedeiras”. E que continue assim.

  3. A propósito, conseguiu encontrar a música “Just Imagine” interpretada por Glen Michael….Não se esqueça de mim..

  4. Amigo Paulo, obrigado pela “audiência” tão qualificada. Estou na caça de sua música. Tá meio difícil, mas aguenta aí. Abraços.

  5. Belissimo texto que descreve o imenso talento de Amy e não sua vida conturbada (que e o que a maioria costuma comentar) independente de tudo esta mulher “enCANTA” muito mesmo.

  6. Olá Paulo,
    vc. consegui baixar a Música Just Imagine do Glen Michael?

  7. Bom Dia Paulo,
    Voce tem em arquivo a música Cherry Cherry com The Jones ?

  8. eu tenho o just imagine do gen michael… entre em contato

Deixe uma resposta

