No Difference/E.B.T.G

EBTG

ELECTRONICA, TRIP-HOP, DOWNTEMPO… essas TAGS musicais somente começaram a aparecer com freqüência no meu cardápio musical depois de 2006.

Mas essas coisas não são novas.

Revisando minha CDteca esse final de semana, acabei reencontrando um CD de capa estilizada, com uma ilustração bem elegante: TEMPERAMENTAL do EVERYTHING BUT THE GIRL. Ele foi lançando em 1999 e eu devo tê-lo comprado no ano seguinte.

Esse trabalho da dupla irmãos (e feiosos) ingleses (super talentosos) precedeu o seu clássico Walking Wounded, um cd “embalado”, com um hit encabeçando seu tracklist chamado Wrong – que tocou nas rádios “jovens” do Brasil até a exaustão.

Pois bem, esse CD em questão, o TEMPERAMENTAL, tem uma característica que me deixou curioso na época e só agora eu entendo.

Nele há um blend dividindo seu conteúdo em faixas mais visceralmente dançantes e as outras que, embora tenham os elementos da música dance eletrônica, soam como se fossem músicas para meditação de executivos fortysomething. Essas faixas mais comportadas são as tais faixas classificadas com ELECTRONICA ou TRIP-HOP, estilos que já eram explorados com bastante classe, charme e sofisticação pela dupla Ben & Tracey.

O EBTG deu para o mundo da música uma contribuição mais do que significativa com seu estilo pop sempre pautado pela elegância e muitas vezes com referências de pura avantgarde. O nome da banda (um tanto estranho, não concorda?) vem de um cartaz que eles viram em uma loja de móveis para quartos onde dizia: “vendemos tudo que você precisa para seu quarto – menos a garota”.

Para quem não lembra, quando Paul Weller saiu do The Jam e começou seu novo projeto Style Council, advinha?? Convidou a dupla para participar do CD Café Bleu. A voz feminina na canção The Paris Mach (algo tipo jazz-para-dia-chuvoso-triste) é dela, Tracey Tron.

De TEMPERAMENTAL, pesquei (do “lado” trip-hop e electronica) a faixa
No Difference.

Play

 

Um comentário sobre “No Difference/E.B.T.G

  1. Adorei o texto – bem leve, cheio de informações e de referências. E a música, apesar de não ser novidade, mto bem escolhida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s