Categorias
70s Cover

Superstar/Sonic Youth

Os Carpenters formam muito importantes para mim, para uma geração inteira.

Eles não foram revolucionários, não mudaram sua época com temas filosóficos ou sociais, nem transformaram esteticamente seu ambiente.

Ao contrário, produziram um som mainstream (normal geral) bem organizado, simples e disciplinado. Carregaram o estandarte da geração light dos anos 70. Tão light, tão sem colesterol, que ironicamente essa proposta acabou matando Karen de anorexia.

Mas o que tem de tão importante nas canções dos Carpenters, além do poder do óbvio, do fácil, do popular? Exatamente o fato de que esses elementos encontrados na formula mágica de suas canções, quando subvertidos, ou transportados para uma atmosfera menos manjada podem causar um estrago sem precedentes.

A junção de referências musicais sacramentadas pelo gosto popular com a alquimia de certas almas penadas que vagam no hemisfério da vanguarda pop pode transformar hits outrora inofensivos em petardos que acabam rompendo a couraça protetora do óbvio e acertando em cheio o horizonte do novo, produzindo resultados memoráveis.

Em 1994, uma “alcatéia” de gente boa no cenário do rock internacional (Matthew Sweet, The Cranberries, Sheryl Crow, Sonic Youth, Grant Lee Buffalo, entre outros) se reuniu para fazer uma justíssima homenagem à dupla de “carpinteiros” e deram cria ao CD “If I Were a Carpenter”. A tradução para os tempos atuais que essa galera fez de um pedacinho (mas bem significativo) da obra produzida pela “incestuosa” relação artística dos dois irmãos, rendeu alguns momentos simplesmente dignos de comemoração, como é o caso da versão de Superstar feita pelo Sonic Youth. Uma visão mais hermética que a original, penosa, cheia de microfonias e distorções bem domadas… tudo dentro do formato que consagrou o Sonic no final dos anos 80 e nos anos 90, mas com uma pontinha do dedão do pé na nostalgia dos anos 70.

Com essa música eu volto a blogar – não agüentei os “milhares” de pedidos para retornar (risos) e aqui estou.

Música: Supertsar – Sonic Youth | Álbum: If I Were a Carpenter | Ano: 1994

8 respostas em “Superstar/Sonic Youth”

Já estava na hora mesmo, né?! Acho que eu sou um dos que pediu insistentemente a volta dos seus textos, Paulo. Longe de ser uma missa de corpo presente, você tem muito jeito para escrever, um ótimo raciocínio e impressões bem definidas, além de informações precisas. Isso fora o fato de resgatar discos como este, que é ótimo. E olha que eu nem sou um grande fã dos “carpinteiros”. A música do Sonic Youth também foi muito bem escolhida. Parabéns!

YEAH!!!!!
Só tenho a comemorar, já que sou uma destas milhares de pessoas que suplicaram pelo “retorno”!!!

Pelos arquivos, vi que há quase um ano não postava….

P.S. e seus projetos inacabados… vamos postar, irmão!

A música Superstar na versão do Sonic Youth é simplesmente MARAVILHOSA. Eu amo a música,a letra e os arranjos!

oi daniele

muito boa esta versão. obrigado por visitar meu blog,

[]s

■ Paulo Santos Gestão de Cinemas | Radialista Profissional | Publicitário (83) 8704 6936

Deixe um comentário